30.7.12

Palestra "Vozes do sul profundo" no IEL



    Os mitos que cercam a história do Continente do Rio Grande serão abordados na próxima palestra na sede do IEL, Vozes do Sul Profundo, com Marcel Citro. O evento faz parte do ciclo de palestras, organizado pelo IEL e pela Associação Lígia Averbuck, que está ocorrendo mensalmente no Instituto. Será um bate-papo sobre o sul ancestral, o sul dos primórdios, de tropeiros e índios, colonos e donos de sesmarias, dos “gaúchos” dos campos neutrais aos combatentes da guerra guaranítica. Também na pauta está a menção ao cerco e ao bombardeamento de Porto Alegre, um episódio esquecido da Revolução Farroupilha. Jerônimo de Ornellas, fundador de Porto Alegre; os casais açorianos habitantes voluntários do litoral da Costa Doce e do Delta do Jacuí; e Gen. Netto, herói da Revolução, são algumas das personalidades e assuntos abordados no dia 3 de agosto, às 10h, no IEL.

O palestrante, Marcel Citro, é gaúcho de Porto Alegre. Publicou A Noite do Sáurio, editado em 2004 pela Editora Movimento. Possui narrativas publicadas no livro “Porto Alegre em Contos” (Editora da Cidade, Porto Alegre, 2006) e em outras obras coletivas. Em 2010, foi o vencedor da 1ª edição do Concurso Açorianos de Criação Literária com o livro Travessia - quinze contos peregrinos, lançado em 2011 pela Editora da Cidade. Em 2012, publicou Outonos de Fogo (Editora Libretos), cuja extensa pesquisa histórica propiciou a confecção desta palestra. Citro é formado em Direito e Administração de Empresas pela UFRGS e é atualmente juiz federal e professor universitário.


Vozes do Sul Profundo - palestra de Marcel Citro
Dia 3 de agosto, 10h
Instituto Estadual do Livro - Rua André Puente, 318
Entrada franca

A palestra será seguida de sessão de autógrafos do livro "Outonos de Fogo", um romance sobre os primórdios da história rio-grandense.

Mais informações pelos telefones: 3311.7311 e 3314.6450

Associe-se em: http://ielrs.blogspot.com.br/p/associacao-ligia-averbuck.html