10.5.12

A imagem da palavra
Exposição leva artes visuais e poesia do Rio Grande do Sul a Montevidéu

Obra de Lilian Maus para poema de João Angelo Salvadori


Com o objetivo de divulgar a arte contemporânea e a poesia que é produzida no estado, a exposição A imagem da palavra foi inaugurada  dia 10 de maio, às 19h, no Centro de Exposiciones SUBTE, em Montevidéu, no Uruguai, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil. A mostra tem organização do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e do Instituto Estadual do Livro (IEL). Com curadoria de Vera Pellin (artistas visuais) e Laís Chaffe (poetas), quinze artistas visuais contemporâneos criaram a partir de textos de quinze poetas gaúchos. O período de visitação vai de 11 de maio a 17 de junho. Dia 31 de maio, será lançado, também no SUBTE, o catálogo A imagem da palavra, a patir das 19h, com performances da artista visual Rosane Morais e dos poetas Paulo Seben e Escobar Nogueira.

ARTISTAS E POETAS DA EXPOSIÇÃO A IMAGEM DA PALAVRA

Artista: Achutti
Poeta: Alexandre Brito

Artista: Rogério Livi
Poeta: Armindo Trevisan

Artista: Mara Caruso
Poeta: Carlos Nejar

Artista: Paula Mastroberti
Poeta: Celso Gutfreind

Artista: Neca Sparta
Poeta: Escobar Nogueira

Artista: Walter Karwatzki
Poeta: Dilan Camargo

Artista: Liana Timm
Poeta: Fabricio Carpinejar

Artista: Lilian Maus
Poeta: João Angelo Salvadori

Artista: Thiago Coelho
Poeta: José Eduardo Degrazia

Artista: Ío
Poeta: Lau Siqueira

Artista: Kátia Costa
Poeta: Luiz de Miranda

Artista: Adauany Zimovski
Poeta: Telma Scherer

Artista: Rosane Morais
Poeta: Nei Duclós

Artista: Elaine Tedesco
Poeta: Maria Carpi

Artista: Dirnei Prates
Poeta: Paulo Seben

     A exposição coletiva integra o projeto Semana da Cultura do Rio Grade do Sul em Montevidéu, que se realiza de 29 de maio a 03 de junho e atende a um dos pontos do programa do Governo Tarso Genro, que é o de incrementar o intercâmbio com o Mercosul.

     “Uma intervenção criativa de um artista visual a partir de um poema é mais um desafiador campo a ser explorado nesse jogo já repleto de plasticidade. No Brasil, há uma longa e qualificada tradição de poetas que levaram e continuam levando as experiências com a palavra no poema a resultados instigantes e refinados”, diz Ricardo Silvestrin, diretor do IEL.

     “A expressão plástica, a fotografia, o grafismo, desenhos, cor, luz, contrastes são os elementos compositivos que cada artista utilizou para interpretar com imagens reais ou irreais congeladas no suporte que acolhe a obra”, completa Vera Pellin, diretora do IEAVi.

       O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), a convite do IEAVi, acompanha a exposição apresentando a artista Glaucis de Morais com o vídeo Sem Saída, que ocupará a Sala XXS do Subte. Um carro de brinquedo, dentro de uma caixa, debate-se contra suas paredes. Este veículo apresenta a imagem de um sistema estruturado em círculos viciosos. São ações repetidas e não questionadas, lançando-nos em uma situação de confinamento.

EXPOSIÇÃO A IMAGEM DA PALAVRA



Abertura: 10 de maio de 2012, a partir das 19 horas
Centro de Exposiciones SUBTE (Montevidéu/Uruguai)
Dia 31 de maio, a partir das 19 horas: lançamento do catálogo, com performances dos poetas Escobar Nogueira e Paulo Seben e da artista visual Rosane Morais.
Visitação: de 11 de maio a 17 de junho de 2012