22.5.12

Curso de dinamização de bibliotecas públicas

De 23 a 25/05, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS (SEBPRS), em parceria com o Instituto Estadual do Livro (IEL), oferecerá o curso Dinamização de Bibliotecas Públicas, visando à capacitação e o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nas bibliotecas e a qualificação dos serviços oferecidos por essas instituições. 


O tradicional curso oferecido pelo Sistema foi reformulado para atender às novas demandas de acesso a informação, lazer e cultura que correspondam a necessidades da comunidade em que estão inseridas. Será apresentado em três módulos diferentes:


- NOÇÕES DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS (com ênfase em ações culturais)
- INFORMATIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS 
- GÊNEROS LITERÁRIOS

O curso será ministrado em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736) e no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501/2º andar).
A inscrição deverá ser feita através do telefone (51) 3225-1124.
A tava de inscrição do curso completo é R$ 65,00.
Cada módulo é R$40,00 para quem desejar fazer um módulo ou dois módulos separados. 




MÓDULO 1- NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS
MINISTRANTE: Elisangêla Gomes
DATA: 23/05
HORÁRIO: 9h às 12h - 14h às 17h
LOCAL: Casa de Cultura Mario Quintana
OBJETIVO: Para que as bibliotecas públicas cumpram o seu papel social, democratizando e disseminando o conhecimento, facilitando o acesso à informação e estimulando o gosto pela leitura, é necessário que esta seja dinâmica; para isso, é preciso que a informação esteja bem organizada e que sejam criadas ações culturais que estimulem o acesso de todos. Este módulo tem o objetivo de orientar e capacitar os atendentes de bibliotecas para que eles possam oferecer atendimento e serviços qualificados para os usuários na instituição em que atuam.
PÚBLICO-ALVO: atendentes de bibliotecas
PROGRAMA:
- Missões da biblioteca pública
- Bibliotecas públicas do RS: estado atual e desafios
- Gestão de bibliotecas públicas
- Ações Culturais em bibliotecas pública
- Marketing cultural
- Projetos que beneficiam as bibliotecas
- Registro de livros
- Cadastro de usuários
- Ordenação dos assuntos e dos livros nas estantes
- Nº de chamada e identificação na lombada
- Catálogo
- Rotina de empréstimo
- Rotina de devolução
- Softwares para automoção de bibliotecas
- Controle estatístico e relatório de atividades
- Doações
- Debastamento e descarte
- Pesquisa para dados de catalogação
- Exemplos de itens catalogados
- Sugestões de leitura
SOBRE A MINISTRANTE: Elisangêla Gomes é acadêmica do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou na Biblioteca Pública do Estado do RS, na Biblioteca Pública Lígia Meurer e no Sistema Estadual de Biblioteca Públicas do RS. Atualmente, trabalha como atendente de biblioteca na Escola Superior de Administração, Direito e Economia – ESADE. 




MÓDULO 2 - MINI-CURSO PARA INFORMATIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS: SOFTWARE BIBLIVRE
MINISTRANTE: Aliriane Almeida
DATA: 24/05/12
HORÁRIO: 9h às12h - 14h às 18h
LOCAL: Centro Administrativo Fernando Ferrari
PÚBLICO ALVO: atendentes de bibliotecas públicas.
OBJETIVOS: treinar atendentes de bibliotecas para a utilização do software livre de automação de bibliotecas (Biblivre) para realização das principais rotinas de trabalho (busca e inserção de livros na base de dados, empréstimo, emissão de relatórios) da instituição.
PROGRAMA:
1. BUSCA: interface; efetuar pesquisas; visualização de resultados.
2. CIRCULAÇÃO: interface; cadastro de usuários; histórico de multas e empréstimos; empréstimo, devolução e renovação; multas; reservas; carteirinhas.
3. CATALOGAÇÃO: interface; inserção de dados (através do formato de referência bibliográfica); edição e exclusão de registros; tombos; noção de exportação e importação de dados; etiquetas.
4. ADMINISTRAÇÃO: manutenção (fazer e restaurar backup); reindexação de bases; relatórios; tipos de usuários; configuração.
SOBRE A MINISTRANTE: Aliriane Ferreira Almeida é acadêmica do curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de 2010 a 2012, prestando apoio técnico à utilização do software Biblivre para as bibliotecas públicas do Estado. Atualmente, trabalha na equipe de desenvolvimento do Cadastro Nacional de Bibliotecas Públicas, junto à Biblioteca Nacional.


MÓDULO 3 - GÊNEROS LITERÁRIOS
MINISTRANTE: Ronald Augusto
LOCAL: Casa de Cultura Mario Quintana
HORÁRIO: 9h às 13h
OBJETIVOS: Este módulo pretende apresentar as principais obras e os autores imprescindíveis para o desenvolvimento de um acervo de qualidade, visto que o profissional que atua na biblioteca é responsável tanto pelo desenvolvimento do acervo como pela formação e manutenção de leitores.
PROGRAMA:
Manhã (das 9 às 13)
A biblioteca: labirinto, bosque ou arquivo?
A Literatura e o texto poético
Gêneros literários: ontem e hoje
Vozes poéticas
A função estética da linguagem
Cinema e livros
Sugestões para um acervo vivo
SOBRE O MINISTRANTE: Ronald Augusto. Poeta, músico, letrista e crítico de poesia. Nasceu em Rio Grande (RS), em 1961. Publicou, entre outros livros, Homem ao Rubro (1983),Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004) e No assoalho duro (2007). É integrante do grupo os poETs, co-editor, ao lado de Ronaldo Machado, da Editora Éblis e também editor associado do website Sibila.


Inscrições e Informações: (51) 3225-1124


FONTE: Blog do SEBPRS