3.11.11

Revista VOX é sucesso na barraca do IEL na Feira

Tarso Genro e Assis Brasil no lançamento da revista, que volta homenageando Moacyr Scliar. 

Lançada na última terça-feira, a revista VOX é distribuída gratuitamente no estande do IEL na Feira do Livro (próximo ao Memorial do RS e ao Santander Cultural) e vem despertando o interesse dos leitores, assim como os livros a preços populares, entre R$ 1,99 e R$ 19,99. Lançamento reuniu intelectuais e autoridades.



         Com a presença do governador Tarso Genro, a secretaria de Estado da Cultura, lançou no final da tarde dessa terça-feira (01) a revista VOX. O auditório do Memorial do RS foi pequeno para a grande presença de escritores, editores, colaboradores e admiradores da literatura gaúcha.
         A revista VOX, editada em uma parceria do Instituto Estadual do Livro (IEL) e Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas (Corag), homenageia em sua primeira edição o escritor Moacyr Scliar, falecido no inicio do ano. Ela será mais uma contribuição ao debate, à reflexão e à formação de seus leitores.
         "Nós somos da geração do Caderno de Sábado e esta revista vem suprir a lacuna deixada pela ausência desse caderno. Nós precisamos recuperar aqui no Rio Grande do Sul a transformação da literatura em elemento público. E essa revista tem de ter essa característica. A expressão que apresentamos nessa revista é um elemento vital para a formação de um ético cultural moderno e verdadeiramente democrático aqui no Estado", declarou o governador.
        O secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, lembrou a Vox XXI, que deu origem à nova revista. "De certa forma é uma homenagem à Vox XXI, que retorna agora com uma concepção contemporânea. Com essa publicação cumprimos mais uma das metas de Governo na parte referente à cultura. Ela veio preencher um espaço que estava vazio na comunidade literária do Rio Grande do Sul", finalizou o secretário.
         Parceiro na publicação da VOX, o presidente da Corag, Homero Paim, apresentou um pouco do trabalho desenvolvido pela companhia e porque apostou na edição da revista. "Foi uma provocação do secretário adjunto da Cultura, Jeferson Assumção, que abraçamos com prazer e agora temos orgulho de fazer parte. A Corag é uma parceira de todas as horas da cultura, da educação, do apoio a novos escritores, novos editores e resgate de obras literárias", afirmou Paim.
         A revista VOX se estruturará sobre um tema central, definido pelo IEL e pelo conselho editorial, a ser apresentado por escritores, críticos, professores ou jornalistas relacionados basicamente a questões literárias. As demais matérias também deverão estar relacionadas a esse tema central, sob a forma de artigos, resenhas, depoimentos, entrevistas, etc.
          A VOX é um espaço para debate de ideias que contempla novas propostas e novas linguagens em suas diferentes manifestações. Com 64 páginas e  tiragem de cinco mil exemplares, a publicação terá distribuição gratuita.

Texto: Maria Emilia Portella
Foto: Caroline Biccochi