31.10.11

Revista VOX retorna com homenagem a Scliar Lançamento é nesta terça, no Memorial do RS


Com uma homenagem a Moacyr Scliar, a revista VOX retorna nesta terça-feira (1º de novembro), durante a Feira do Livro de Porto Alegre. O lançamento é a partir das 17h, no Memorial do Rio Grande do Sul (rua Sete de Setembro, 1020, Praça da Alfândega). Depois de ter circulado entre os anos de 2000 e 2004, a publicação volta a ser editada pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), órgão da Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio da Corag. A nova fase da revista terá como foco principal a literatura, reservando um espaço fixo e destacado para textos inéditos de novos autores. É a sessão Originais, que traz o texto A invasão bárbara em Paris, de João Goulart de Souza Gomes, vencedor do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães neste ano.

Intelectuais de diferentes áreas foram convidados a escrever sobre Scliar – pessoas que, de uma forma ou de outra, conheceram sua obra e seu jeito de se relacionar com o púbico e com os amigos. “Procuramos destacar suas mais variadas faces”, informa o jornalista e escritor Tailor Diniz, editor da VOX e que assina um dos textos, ao lado de Carlos Nejar, Cíntia Moscovich, Fernando Neubarth, Marcelo Frizon, Maria Eunice Moreira, Regina Zilberman, Pedro Brum Santos, Priscila Pasko, Ricardo Silvestrin, Rubem Penz e Walter Galvani. Reconhecido internacionalmente, Scliar sempre dispensou atenção e respeito ao Instituto Estadual do Livro, além de ter sido cronista da VOX. “Ex-diretores e funcionários são unânimes em relembrar a alegria com que ele recebia os muitos convites para eventos organizados pelo IEL, em especial do Autor Presente, projeto do qual foi um dos fundadores e talvez o mais entusiasmado propagador”, acrescenta Tailor.


        Na seção Originais, além do conto de Souza Gomes, destacam-se um poema inédito de Maria Carpi, contos de Daniela Langer e Leila Teixeira e minicontos de Ana Mello, Leonardo Brasiliense e Marcelo Spalding.  Com tiragem de 5 mil exemplares, a revista terá distribuição gratuita, e pode ser encontrada, durante a Feira do Livro, na banca do IEL (próxima ao Memorial do RS e ao Santander Cultural).  Também será distribuída na Casa de Cultura Mario Quintana, Margs, no próprio Memorial, entre outros pontos culturais.